ÁREA de FORMAÇÃO

146 – Formação de Professores e Formadores

DESTINATÁRIOS

Todos aqueles que pretendam exercer a profissão de e-formador e/ou obter conhecimento básico sobre a dinamização da plataforma Moodle.

CRITÉRIOS de SELEÇÃO

O processo de seleção é realizado tendo em conta os seguintes critérios:

  1. Não estar certificado na UFCD (requisito eliminatório)
  2. Interesse e motivação
  3. Expectativas e necessidades de formação
  4. Data de inscrição
DOCUMENTAÇÃO para INSCRIÇÃO

Ficha de Inscrição

Contrato de formação

Cópia do Certificado de Habilitações

Cópia de documentos de identificação ou dos dados presentes nesses documentos

OBJETIVOS GERAIS

- Dotar profissionais da formação para o acesso à atividade de e-formador, estimulando competências essenciais para a formação e-learning.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a definição de e-learning:

- Identificar as principais características do e-formador;

- Conhecer a plataforma Moodle de forma a planificar e criar e-conteúdos;

- Criar um e-curso básico usando a plataforma Moodle.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1 – O sistema de E-learning – breve abordagem (4 horas)

- Definição de e-learning;

- O e-learning e as suas vantagens/desvantagens;

- Perfil do e-formador;

Módulo 2 – Plataforma de aprendizagem Moodle – conhecer, planificar e criar e-conteúdos (6 horas)

- O Moodle;

- Planificar um curso/disciplina;

- Organizar e criar conteúdos no Moodle;

Módulo 3 – Projeto Formativo Final (10 horas)

- Criação de um e-curso básico na plataforma Moodle.

METODOLOGIA

O curso irá decorrer em regime e-learning, com 1 hora síncrona logo no início do curso (através do Teams) e 19h assíncronas atè à data de término, no Moodle, o que permitirá ao formando gerir da melhora forma o seu tempo de aprendizagem e trabalho.

O 3 módulos do curso contarão com diferentes fóruns para a participação dos formandos, onde serão lançados desafios, reflexões e partilhas sobre as temáticas de cada módulo. Cada módulo terá também vários recursos pedagógicos, documentos de apoio e momentos de avaliação, devidamente identificados, em que poderá ser solicitado um trabalho, uma reflexão, a realização de um teste, entre outros.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Computador com ligação à Internet.

SISTEMA de AVALIAÇÃO da APRENDIZAGEM

Avaliação formativa e contínua.

Os formandos serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores. 

O 1º módulo terá um peso total de 25%.

O 2º módulo terá um peso total de 25%.

O 3º módulo terá um peso de 50%. 

SISTEMA de AVALIAÇÃO de REAÇÃO

A avaliação de reação será efetuada através da aplicação dos seguintes instrumentos:

- Avaliação do desempenho do formador pelo formando: a preencher pelo formando no final da prestação do formador;

- Avaliação de reação final: a preencher pelo formando no final da ação de formação;

- Relatório do formador: a preencher pelo formador, no final da sua prestação na ação.

CONDIÇÕES para a EMISSÃO de CERTIFICADO de FORMAÇÃO PROFISSIONAL

No final do curso o formando terá direito a um Certificado de Qualificações, nos termos da legislação em vigor, se reunidos cumulativamente os seguintes requisitos:

- Conclusão com aproveitamento;

- Frequência mínima de 90% das horas de formação do curso.

9.ª EDIÇÃO do CURSO:

E-Learning | Horário Laboral

55

(no ato da inscrição)

  • 20 horas
  • SÁBADO

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