Cursos Intensivos Online
Os nossos Cursos Intensivos pretendem preparar os/as participantes para o desempenho e/ou aperfeiçoamento profissional
nas nossas áreas de Educação e Formação Certificadas:
- 146: Formação de professores de áreas tecnológicas;
- 482: Informática na ótica do utilizador;
- 761: Serviços de apoio a crianças e jovens;
- 762: Trabalho Social e Orientação.

O nosso principal foco e objetivo é que os/as participantes adotem competências que permitam aumentar a eficiência e eficácia nestas áreas, durante as suas atividades profissionais e pessoais, de forma a garantir a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado, respeitando os imperativos de segurança e deontologia profissional.
6.ª edição: "AUTISMO – da teoria à prática"

30 de setembro de 2023, das 9h30 às 10h30

1.ª edição: "Língua Gestual Portuguesa | Avançado"

17 a 26 de outubro de 2023, das 19h00 às 20h00

3.ª edição: "Inteligência Emocional na Infância"

20 de outubro de 2023, das 19h00 às 20h00

3.ª edição: "Língua Gestual Portuguesa" - iniciação

2 a 11 de novembro de 2023, das 19h30 às 20h30

2.ª edição: "Desenvolvimento Infantil – o que observar?"

8 de novembro de 2023, das 19h30 às 20h30

5.ª edição: "HIPERATIVIDADE – mitos, verdades e estratégias"

17 de novembro de 2023, das 19h00 às 20h00

4.ª edição: "Sonhos e Medos na Infância"

22 de novembro de 2023, das 19h30 às 20h30

já realizados...

1.ª edição: "Dificuldades de aprendizagem: da avaliação à intervenção"

3 a 31 de março de 2021

3.ª edição: "Educação Inclusiva"

15 de março de 2021

4.ª edição: "Apoio a Crianças e Jovens"

19 de março de 2021

1.ª edição: "Medos e Fobias nas crianças"

7 de abril a 5 de maio

1.ª edição: "Técnicas de Relaxamento para Crianças"

23 de abril a 21 de maio

1.ª edição: "Inteligência Emocional – O que a criança sente?"

30 de abril a 28 de maio

1.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)

4 de maio a 1 de junho

2.ª edição: CURSO INTENSIVO (ONLINE) "Apoio à Infância"

28 de junho a 26 de julho de 2021

2.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)

14 de julho a 11 de agosto de 2021

1.ª edição: "HIPERATIVIDADE – mitos, verdades e estratégias"

28 de agosto a 6 de setembro de 2021

1.ª edição: "DISLEXIA – da avaliação à intervenção"

6 a 15 de setembro de 2021

1.ª edição: "Primeiros Socorros Psicológicos na infância"

18 a 27 de setembro de 2021

1.ª edição: "AUTISMO – da teoria à prática"

20 a 29 de setembro de 2021

1.ª edição: "DISLEXIA – da avaliação à intervenção"

13 a 22 de outubro de 2021

2.ª edição: "HIPERATIVIDADE – mitos, verdades e estratégias"

8 de novembro de 2021

1.ª edição: "É a BRINCAR que se aprende"

20 de novembro de 2021

2.ª edição: "DISLEXIA – da avaliação à intervenção"

4 de dezembro de 2021

2.ª edição: "AUTISMO – da teoria à prática"

13 de dezembro de 2021

2.ª edição: "Primeiros Socorros Psicológicos na infância"

8 de janeiro de 2022

1.ª edição: Curso Intensivo | INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA INFÂNCIA

3 a 12 de janeiro de 2022

3.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)

1 de fevereiro de 2022

1.ª edição: Curso Intensivo | "Depressão na Infância"

3 a 12 de fevereiro de 2022

3.ª edição: Curso Intensivo -  "Apoio à Infância"

3 a 31 de março de 2022

3.ª edição: Curso Intensivo - "DISLEXIA – da avaliação à intervenção"

8 a 17 de março de 2022

3.ª edição: Curso Intensivo - "AUTISMO – da teoria à prática"

22 a 31 de março de 2022

1.ª edição: "Sonhos e Medos na Infância "

2 a 11 de abril de 2022

3.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)

5 de abril a 3 de maio de 2022

1.ª edição: "Babysitting – Educação Infantil"

10 a 19 de maio de 2022

1.ª edição: Curso Intensivo | "Desenvolvimento Infantil – o que observar?"

20 a 29 de maio de 2022

2.ª edição: Curso Intensivo | "Depressão na Infância"

2 a 11 de junho de 2022

2.ª edição: Curso Intensivo | INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA INFÂNCIA

11 a 20 de junho de 2022

1.ª edição: "GERIATRIA – Animação e Bem-Estar"

6 a 15 de junho de 2022

2.ª edição: Curso intensivo - "Comportamentos disfuncionais da criança - formas de atuação"

21 de junho a 20 de julho de 2022

2.ª edição: "É a BRINCAR que se aprende"

25 de junho a 4 de julho de 2022

4.ª edição: Curso Intensivo - "DISLEXIA – da avaliação à intervenção"

30 de junho a 9 de julho de 2022

2.ª edição: "Sonhos e Medos na Infância"

11 a 20 de julho de 2022

4.ª edição: "AUTISMO – da teoria à prática"

6 a 15 de setembro de 2022

2.ª edição: "Babysitting – Educação Infantil"

15 a 24 de setembro de 2022

4.ª edição: "HIPERATIVIDADE – mitos, verdades e estratégias"

19 de setembro de 2022

3.ª edição: "Primeiros Socorros Psicológicos na infância"

4 a 11 de novembro de 2022

4.ª edição: "HIPERATIVIDADE – mitos, verdades e estratégias"

7 a 16 de novembro de 2022

2.ª edição: "Desenvolvimento Infantil – o que observar?"

17 de novembro de 2022

3.ª edição: "Depressão na Infância"

23 de novembro de 2022

2.ª edição: "Sonhos e Medos na Infância "

3 a 12 de dezembro de 2022

2.ª edição: "Bullying e Cyberbullying- Compreender, prevenir e atuar"

3 a 12 de dezembro de 2022

2.ª edição: "A brincar é que se aprende"

início a 13 de dezembro de 2022

2.ª edição: "Inteligência Emocional na Infância"

21 a 31 de dezembro de 2022

4.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)

25 de janeiro a 22 de fevereiro de 2023

5.ª edição: "AUTISMO – da teoria à prática"

10 a 19 de fevereiro de 2023

5.ª edição: "DISLEXIA – da avaliação à intervenção"

20 de fevereiro a 1 de março

3.ª edição: "Babysitting – Educação Infantil"

3 a 12 de março de 2023

5.ª edição: "DISLEXIA – da avaliação à intervenção"

14 de março de 2023

1.ª edição: "GERIATRIA – Animação e Bem-Estar"

3 a 12 de abril de 2023

5.ª edição: "HIPERATIVIDADE – mitos, verdades e estratégias"

17 a 26 de abril de 2023

1.ª edição: "Língua Gestual Portuguesa" - iniciação

10 a 19 de julho de 2023

5.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)

8 de setembro de 2023

6.ª edição: "DISLEXIA – da avaliação à intervenção"

13 de setembro de 2023


ÁREA de FORMAÇÃO

146 – Formação de Professores e Formadores

DESTINATÁRIOS

Todos aqueles que pretendam exercer a profissão de e-formador e/ou obter conhecimento básico sobre a dinamização da plataforma Moodle.

CRITÉRIOS de SELEÇÃO

O processo de seleção é realizado tendo em conta os seguintes critérios:

  1. Não estar certificado na UFCD (requisito eliminatório)
  2. Interesse e motivação
  3. Expectativas e necessidades de formação
  4. Data de inscrição
DOCUMENTAÇÃO para INSCRIÇÃO

Ficha de Inscrição

Contrato de formação

Cópia do Certificado de Habilitações

Cópia de documentos de identificação ou dos dados presentes nesses documentos

OBJETIVOS GERAIS

- Dotar profissionais da formação para o acesso à atividade de e-formador, estimulando competências essenciais para a formação e-learning.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a definição de e-learning:

- Identificar as principais características do e-formador;

- Conhecer a plataforma Moodle de forma a planificar e criar e-conteúdos;

- Criar um e-curso básico usando a plataforma Moodle.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1 – O sistema de E-learning – breve abordagem (4 horas)

- Definição de e-learning;

- O e-learning e as suas vantagens/desvantagens;

- Perfil do e-formador;

Módulo 2 – Plataforma de aprendizagem Moodle – conhecer, planificar e criar e-conteúdos (6 horas)

- O Moodle;

- Planificar um curso/disciplina;

- Organizar e criar conteúdos no Moodle;

Módulo 3 – Projeto Formativo Final (10 horas)

- Criação de um e-curso básico na plataforma Moodle.

METODOLOGIA

O curso irá decorrer em regime e-learning, com 1 hora síncrona logo no início do curso (através do Teams) e 19h assíncronas atè à data de término, no Moodle, o que permitirá ao formando gerir da melhora forma o seu tempo de aprendizagem e trabalho.

O 3 módulos do curso contarão com diferentes fóruns para a participação dos formandos, onde serão lançados desafios, reflexões e partilhas sobre as temáticas de cada módulo. Cada módulo terá também vários recursos pedagógicos, documentos de apoio e momentos de avaliação, devidamente identificados, em que poderá ser solicitado um trabalho, uma reflexão, a realização de um teste, entre outros.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Computador com ligação à Internet.

SISTEMA de AVALIAÇÃO da APRENDIZAGEM

Avaliação formativa e contínua.

Os formandos serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores. 

O 1º módulo terá um peso total de 25%.

O 2º módulo terá um peso total de 25%.

O 3º módulo terá um peso de 50%. 

SISTEMA de AVALIAÇÃO de REAÇÃO

A avaliação de reação será efetuada através da aplicação dos seguintes instrumentos:

- Avaliação do desempenho do formador pelo formando: a preencher pelo formando no final da prestação do formador;

- Avaliação de reação final: a preencher pelo formando no final da ação de formação;

- Relatório do formador: a preencher pelo formador, no final da sua prestação na ação.

CONDIÇÕES para a EMISSÃO de CERTIFICADO de FORMAÇÃO PROFISSIONAL

No final do curso o formando terá direito a um Certificado de Qualificações, nos termos da legislação em vigor, se reunidos cumulativamente os seguintes requisitos:

- Conclusão com aproveitamento;

- Frequência mínima de 90% das horas de formação do curso.

FORMADORA

Dr.ª Liliana França: Licenciada em Educação Social, com Mestrado em Educação e Intervenção Social. Define-se como sendo uma pessoa apaixonada pela formação, atuando em diversas áreas desde 2009. Dedicada à sua profissão, valoriza a comunicação interpessoal, criatividade e empenho. Considera a partilha de aprendizagens uma das ferramentas mais poderosas que se pode ter ao longo da vida.

NOTAS

- Valor: 55€

- Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos.

- Todas as sessões síncronas são gravadas e ficarão disponíveis na plataforma utilizada.

Para mais informações, contacte: geral@academiadosmais.pt / 914211694. Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos. Todas as sessões síncronas são gravadas e ficarão disponíveis na plataforma utilizada (Microsoft Teams).