146 – Formação de Professores e Formadores
Todos aqueles que pretendam exercer a profissão de e-formador e/ou obter conhecimento básico sobre a dinamização da plataforma Moodle.
O processo de seleção é realizado tendo em conta os seguintes critérios:
- Não estar certificado na UFCD (requisito eliminatório)
- Interesse e motivação
- Expectativas e necessidades de formação
- Data de inscrição
Ficha de Inscrição
Contrato de formação
Cópia do Certificado de Habilitações
Cópia de documentos de identificação ou dos dados presentes nesses documentos
- Desenvolver competências para uma utilização do Moodle mais otimizada e completa.
- Saber planificar, organizar e criar e-conteúdos no Moodle;
- Saber dinamizar o ambiente de aprendizagem Moodle, de uma forma mais específica e avançada;
- Criar uma pauta avançada de forma a facilitar e agilizar o processo de avaliação.
Módulo 1: O Moodle – Planificar, organizar e criar e-conteúdos. (6 horas)
• Criar um programa de um mini curso com 15 horas.
• Planificar todo o mini curso na plataforma Moodle;
• Organizar e criar e-conteúdos (recursos e atividades) na plataforma Moodle.
Módulo 2: Dinamização do ambiente de aprendizagem Moodle (10 horas)
•Criar, configurar e avaliar os diferentes tipos de fóruns;
• Criar, configurar e avaliar trabalhos;
• Criar, configurar, editar e avaliar testes;
• Criar medalhas de reconhecimento e motivação.
Módulo 3: A avaliação no Moodle (4 horas)
• Configurar uma pauta avançada no Moodle.
Total de horas: 20h
O curso irá decorrer em regime e-learning, com 1 hora síncrona logo no início do curso (através do Teams) e 19h assíncronas atè à data de término, no Moodle, o que permitirá ao formando gerir da melhora forma o seu tempo de aprendizagem e trabalho.
O 3 módulos do curso contarão com diferentes fóruns para a participação dos formandos, onde serão lançados desafios, reflexões e partilhas sobre as temáticas de cada módulo. Cada módulo terá também vários recursos pedagógicos, documentos de apoio e momentos de avaliação, devidamente identificados, em que poderá ser solicitado um trabalho, uma reflexão, a realização de um teste, entre outros.
Computador com ligação à Internet.
Avaliação formativa e contínua.
Os formandos serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores.
O 1º módulo terá um peso total de 25%.
O 2º módulo terá um peso total de 25%.
O 3º módulo terá um peso de 50%.
A avaliação de reação será efetuada através da aplicação dos seguintes instrumentos:
- Avaliação do desempenho do formador pelo formando: a preencher pelo formando no final da prestação do formador;
- Avaliação de reação final: a preencher pelo formando no final da ação de formação;
- Relatório do formador: a preencher pelo formador, no final da sua prestação na ação.
No final do curso o formando terá direito a um Certificado de Qualificações, nos termos da legislação em vigor, se reunidos cumulativamente os seguintes requisitos:
- Conclusão com aproveitamento;
- Frequência mínima de 90% das horas de formação do curso.
Dr.ª Liliana França: Licenciada em Educação Social, com Mestrado em Educação e Intervenção Social. Define-se como sendo uma pessoa apaixonada pela formação, atuando em diversas áreas desde 2009. Dedicada à sua profissão, valoriza a comunicação interpessoal, criatividade e empenho. Considera a partilha de aprendizagens uma das ferramentas mais poderosas que se pode ter ao longo da vida.
- Valor: 55€
- Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos.
- Todas as sessões síncronas são gravadas e ficarão disponíveis na plataforma utilizada.
Para mais informações, contacte: geral@academiadosmais.pt / 914211694. Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos. Todas as sessões síncronas são gravadas e ficarão disponíveis na plataforma utilizada (Microsoft Teams).
e-formador avançado
4.ª edição | E-Learning
€ 55
(no ato da inscrição)