Rastreios Gratuitos
TERAPIA FALA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TERAPIA da FALA

(marcação prévia)

Presencial | Online

8 de junho de 2021

Horário: 14h - 18h

Para inscrições: geral@academiadosmais.pt

CONTEXTUALIZAÇÃO

O Terapeuta é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e investigação das perturbações da comunicação humana.

Este profissional poderá intervir nas várias faixas etárias, começando na: neonatologia (comunicação e alimentação); idade pré-escolar (competências linguísticas e de comunicação); idade escolar (perturbações da leitura e da escrita, gaguez e comunicação); adultos (perturbações da linguagem adquiridas, patologias da voz, da deglutição e promoção das competências vocais e comunicação em profissionais).


Deste modo, poderá também exercer funções em diversos tipos de instituições e em equipas multidisciplinares: hospitais, unidades de cuidados continuados, centros de medicina física e reabilitação, instituições sociais e de reinserção, creches, escolas, estabelecimentos privados, universidades, consultórios, clínicas e domicílio.

DURAÇÃO de cada RASTREIO

30 minutos (não está incluído relatório de avaliação)

TERAPEUTA

Drª. Sabrina Feijó: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (2008-2012). Especializada em casos de perturbação do espetro do autismo, dificuldades de aprendizagem e neurologia.

PSICOLOGIA da EDUCAÇÃO

(marcação prévia)

Presencial | Online

5 de junho de 2021
Horário: 9h – 13h

Para inscrições: geral@academiadosmais.pt

CONTEXTUALIZAÇÃO

A Psicologia da Educação abrange todas as faixas etárias e dirige-se a vários destinatários, com intervenção direta ou indireta nos processos educativos, entre os quais: alunos e formandos (crianças, jovens, adultos), professores e formadores, famílias, técnicos, instituições e comunidades.
A intervenção do Psicólogo Educacional pode ser promocional, preventiva e remediativa, procurando desenvolver as capacidades e competências dos indivíduos, grupos e instituições, de forma a promover contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.
Os Psicólogos Educacionais podem contribuir, ainda, para o desenvolvimento saudável e integral, o bem-estar e a saúde física e psicológica, o aumento da qualidade e satisfação com a vida, a promoção das relações interpessoais saudáveis, a prevenção de violência e de outros comportamentos de risco, a prevenção da discriminação, a promoção da cidadania ativa, a promoção da inclusão das pessoas nas suas comunidades, o compromisso e envolvimento com a aprendizagem e a redução de problemas psicoeducativos (de desenvolvimento, de comportamento, de aprendizagem, socioemocionais).

DURAÇÃO de cada RASTREIO

30 minutos (não está incluído o relatório).

No ato da Inscrição os interessados deverão dar o seu nome, idade e o motivo pelo qual se estão a inscrever no rastreio.

TERAPEUTA

Dr.ª Maria João Conceição: Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Escolar e da Educação pelo Instituto Universitário da Maia.